IPTU: Cadastramento como Possuidor
Favorito Imprimir Impostos e TaxasCadastramento como possuidor do imóvel de acordo com Lei Complementar n° 23/2003.
(11) 4798-5050
iptu@mogidascruzes.sp.gov.br
Quem pode solicitar:Aquele que está na posse de um imóvel utilizado como sua moradia e que se enquadre nos requisitos necessários.
Quando completar mais de 5 anos de moradia em um imóvel cuja área não ultrapassar 250,00 m² ou quando completar mais de 10 anos de moradia em um imóvel cuja área de terreno seja superior a 250,00 m².
Local de entrada: Dia e horário de atendimento:Segunda à sexta das 08:00 às 17:00.
- Requerimento de tributo imobiliário devidamente preenchido (anexo);
- CERTIDÃO emitida pelo 1º e 2º Cartório de Registro de Imóveis atestando que o requerente não possui imóveis, com data da expedição não superior a 180 dias;
- DECLARAÇÃO DE POSSE assinada por 05(cinco) vizinhos, acompanhada de RG e CPF de cada um deles;
- Cópia de CONTAS DE CONSUMO (água, luz, telefone), em nome do Requerente, para comprovar o período da posse;
- Cópia da MATRÍCULA DO IMÓVEL;
- Comprovante original do pagamento da TAXA DE EXPEDIENTE (que será emitida pelo PAC quando for dar entrada no pedido);
Se o(a) Requerente for pessoa física:
- cópias do RG e CPF do(a) Requerente;
Se o(a) Requerente for terceiro:
- PROCURAÇÃO original e com firma reconhecida por quem tenha legitimidade de representar quem for solicitar o pedido;
60 dias a partir da data de protocolo, podendo ser superior conforme a complexidade do caso.
Requisitos:- Se o requerente for representante constituído do interessado, deverá ser apresentado, além dos documentos necessários, cópias do seu RG e CPF e procuração ou autorização com firma reconhecida. Caso represente pessoa jurídica, anexar também cópia do contrato social ou estatuto;
- As cópias apresentadas e juntadas ao pedido devem ser obrigatoriamente autenticadas, ou no caso de cópias simples acompanhadas de seus respectivos originais, para conferência do atendente junto ao PAC;
- As cópias de documentos como escrituras, contratos, matrículas, certidões, entre outras, deverão ser apresentadas por completo, com todas as folhas na posição de leitura e em ordem de numeração de suas páginas;
- As cópias deverão ser impressas em papel branco no formato A4. Cópias de documentos maiores tais como plantas e levantamentos topográficos, deverão ser reproduzidas em escala original;
- A falta ou inconsistência dos documentos exigidos, quando impeditiva para a análise do pedido, poderá implicar no arquivamento da solicitação;
- Após protocolar o pedido, o interessado poderá acompanhar seu andamento pela internet no site da Prefeitura, acessando a “consulta de processos existentes” no sistema de Protocolo Geral;
- O procedimento descrito e os documentos exigidos estão sujeitos a alteração. Desse modo, antes de efetuar o pedido, confirme junto ao site de serviços ou em uma das unidades do PAC se os requisitos ainda continuam em vigor.
Taxa de Expediente do ano vigente.
E-mail, telefone e correio.
Forma de acompanhamento:Telefone e sistema de Protocolo Geral.
- Preencher o requerimento padrão (disponível no PAC ou no site da Prefeitura);
- Juntar os documentos necessários;
- Retirar a guia para pagamento da taxa de expediente em uma das unidades do PAC ou no site da Prefeitura que poderá ser recolhida em qualquer agência bancá- ria credenciada ou casa lotérica;
- Protocolar a solicitação (requerimento preenchido e assinado, documentos necessários e taxa paga) junto a uma das unidades do PAC, localizado no prédio da Prefeitura ou em Braz Cubas
Para mais informações, acesse Perguntas Frequentes - IPTU.